Wikia Dofus
Advertisement
Resumo da Missão
Iniciando Fale com José Bovey em [-69,-42]
Nível necessário 150
Pré-requisitos A Marcha do Imperador, Carrapato Não Tem Pai, Em Busca de Pê Lavida, ter completado o Hipogeu do Obsidemônio
Nível da missão 170
Recompensas XP baseada no nível, 64,560 Kamas, 4 Kama de Gelo, 1 Pata de Soryo Gelifox
Itens necessários Nenhum
Sequência Depósito de provisões
Repetitiva Não

Quem Se Beneficia do Papamute é uma missão.

Pegando a missão[]

Fale com José Bovey em [-69,-42] nos Campos de Gelo.
Diálogo
  • Perguntar qual é o problema.

Se eu pareço preocupado, é porque meu Richard Cuteiro, um Feca criador de Papamutes, desapareceu. De acordo com a investigação de Clyde Parker, ele foi sequestrado pelo YeCh'Ti. Contratei um grupo de aventureiros para ir atrás dele, mas eles tiveram que abandonar a busca na Garganta Spargo por causa dos Gelifox. Estou procurando alguém que seja corajoso o bastante para ir até lá e continuar as buscas.

  • Voluntariar-se.

Você? Hahaha, está brincando?
Bom... Não tenho muita escolha, de qualquer maneira. Não há muitas pessoas interessadas em encontrar um criador.
Como já disse, as buscas foram interrompidas na Garganta Spargo. No norte, mais precisamente.
Se eu fosse o YeCh'Ti com aquele monte de pelos, teria escolhido um lugar mais fresco...

Etapa 1: YeCh'Ti tirando o seu da reta[]

Encontre o Richard Cuteiro, que foi sequestrado pelo YeCh'Ti e levado para a Garganta Spargo.
  • Descubra o mapa: Rastros do Richard Cuteiro
Vá para [-75,-83].
  • Procure uma pista [-75,-83]
Clique no portão.
Diálogo
  • Revelar o que você descobriu na garganta Spargo.

Ora, isso é estranho! Se você não conseguir abrir as grades, exploda todas elas.
Como? Com um barril de pólvora, é claro! Entendi... E você tem um, por acaso?
O antigo líder das minas, Laurent Gebleuh, tem bastante deles. Vá dizer a ele que eu enviei você porque preciso de um pouco para uma operação secreta. Ele vai entender.
Desde o fechamento das minas, ele passa a maior parte do seu tempo na Taverna de Prata.

Diálogo
  • Pedir por barril de pólvora para uma operação clandestina.

Isso é estranho. José Bovey não esperava que eu o visse. Acho que ele tem seus motivos.
Agora que estou pensando, que coincidência. Trouxe alguns comigo. Fique bem atrás quando você for acender, ou poderá acabar com o velho Tyler 'Dendur'.
Se você for pego, não se esqueça de que nós nunca tivemos essa discussão e que o barril de pólvora não tem nada a ver comigo.

Você vai receber 1 Barril de Pólvora.
  • Exploda o portão [-75,-83]
Você vai perder 1 Barril de Pólvora.
  • Descubra o mapa: Gruta da Garganta Spargo
  • Fale com: Richard Cuteiro [-75,-83]
Diálogo

Ei, você! Ajude-me a sair daqui.
Como?
É muito simples mesmo. Você transforma esses três Papamutes em hambúrgueres e eu posso sair daqui.

  • Enfrentar os Papamutes.
  • Derrote 3x Papamute adestrado em um único combate [-75,-83]
Outros jogadores podem participar da batalha.
Diálogo

Estava com medo de aqueles Papamutes se tornarem comida de Awaw, mas você se saiu muito bem.
Aliás, como você me encontrou?

  • Explicar as preocupações de José Bovey.

Eu basicamente tive sorte por ter alguém preocupado comigo. A unica coisa que me preocupa nessa história é que o YeCh'Ti não teve nada a ver com ela. Fui atacado no meu local de trabalho, na luz do dia, por alguns agressores e o YeCh'Ti não estava à vista. Considerando a familiaridade deles com a ilha, eles eram frigostianos.
Não os vi muito bem, para falar a verdade. Eles subiram atrás de mim e tudo aconteceu muito rápido. Espere... Eu me lembro de um cheiro desagradável de peixelado gorduroso e estragado sendo cozinhado. Também encontrei isso na caverna. Talvez um dos Awaws que Diana Djone criou poderá descobrir a quem isso pertence.
Se você descobrir a identidade do meu agressor, darei alguns milhares de kamas para você.

Você vai receber 1 Anel Singular.

Etapa 2: Sessão de maquiagem[]

O sequestro do Richard Cuteiro foi maquiado para que se parecesse com um ato do YeCh'Ti. O Richard Cuteiro quer que você descubra a identidade dos verdadeiros culpados.
Diálogo
  • Peça ajuda de um Bow Wow.

Todos os meu Baubaus são dotados de um excepcional olfato, porque eu dou a Al Shab todos os que não passam no meu rigoroso controle de qualidade.
Que tal deixar o Rex dar uma cheirada no seu item?
...Olhe, ele saiu feito uma bala para a Mercearia. É melhor segui-lo.

  • Descubra o mapa: Mercearia do burgo [-77,-45]
  • Interrogue os moradores
Fale com Vovó Laisol em [-77,-45].
Diálogo
  • Pergunte se ela reconhece o anel.

Deixe-me ver isso.
Err, sim, eu reconheço. Vendi esta bugiganga para Quentin Flush, um Ecaflip, por um valor absurdo. Ele estava procurando por um anel barato para dar à sua garota. Ele não disse o nome dela, então, se você quiser mesmo saber mais, terá de perguntar a ele.

Diálogo
  • Perguntar se ele reconhece o anel.

Como você conseguiu aquele anel?
Ladrão miserável! Devolva!

  • Acalme as coisas.

Você o encontrou em Garganta Spargo? O que ele estava fazendo lá?
Ah, é isso que você quer descobrir. Bem, este anel pertence a mim. Eu paguei uma fortuna por ele, mas com essa minha cabeça de vento, eu o perdi alguns dias atrás. Realmente não sei como ele foi parar na Garganta Spargo. Eu nunca nem pisei lá. Acho que um Sram deve tê-lo roubado de mim e fugido para a Garganta antes de ser devorado pelos Gelifox.

  • Pergunte para quem era o anel.

Não é da sua conta. Eu não tenho mais nada para lhe dizer.

  • Sugira que você fale sobre isso na Milícia.

Eu não sei o que ganha com isto, mas se for para mandar você embora, por que não nos encontramos ali?
Aposto que ganho de você ali.

  • Descubra o mapa: Vá para a Milícia e interrogue o Quentin Flush [-76,-42]
  • Fale com: Clyde Parker [-76,-42]
Diálogo
  • Pergunte se Quentin Flush chegou.

Sim, ele está na cantina com Bonnie Barrow. Vá pela porta atrás de mim, à direita.

  • Descubra o mapa: Junte-se à Bonnie Barrow e ao Quentin Flush na cantina da Milícia [-76,-42]
  • Fale com: Quentin Flush [-76,-42]
Diálogo

Eu não planejava passar o inverno todo esta cantina, então vamos logo com isso.

  • Perguntar novamente como o anel foi parar na garganta Spargo.

Já disse, não faço ideia de como isto veio parar aqui. Alguém deve ter roubado de mim. Acho que você só está procurando uma desculpa para ficar com o anel. O que você acha, Bonnie?

Diálogo
  • Peça opinião.

Vou procurar o anel até que este absurdo seja esclarecido. Isto é uma evidência e não quero você andando por aí com ela. Continue interrogando o suspeito.

Você vai perder 1 Anel Singular.
Diálogo
  • Pergunte para quem era o anel.

Eu já disse, isso não é da sua conta. Bonnie, por gentileza, diga a esta pessoa que minha vida privada não lhe diz respeito.

Diálogo
  • Ouvir sua resposta.

Já que o suspeito está se negando a cooperar, preciso achar um jeito de descobrir mais informações.
Clarisse Togata, a esposa do pescador, sabe do boato todo. Se houve algum boato sobre Quentin Flush, ela deve ter ouvido.
Vá você, eu vou ficar aqui que é calmo e aconchegante.

Etapa 3: Um anel para encontrá-los[]

Para saber mais sobre Quentin Flush, Bonnie Barrow sugeriu que você ouça as fofocas da Clarisse Togata.
Diálogo
  • Pergunte se Quentin Flush tem feito algo recentemente.

Se você soubesse... Ele não vai ter nenhum caso por um bom tempo, mas ouvi dizer que ele tinha uma queda por Inês Uípa, a ecologista que está tentando salvar os Pingwins. Parece que ele deu a ela um tipo de anel que comprou daquela vigarista, Vovó Laisol, por um preço exorbitante.
E quanto a você? Tem algum boato para mim?

Diálogo
  • Pergunte por que ele insiste em mentir.

Não quero conversar sobre isto.

  • Sugira um jogo de cartas para descobrir a verdade.

Se você ganhar, vou responder suas perguntas, mas se perder, terá que ir embora e nunca mais me incomodar com isto, ok?
Fechado!

Diálogo
  • Deixe que as cartas decidam o resultado da sua pergunta.

Agora você vai ver do que um Ecaflip é realmente capaz. Certifique-se de não deixar cair seus cartões no fogo...

  • Adote um estilo de jogo ofensivo.
  • Adote um estilo de jogo defensivo.
  • Apenas contar com a sorte.
(todas as opções tem o mesmo resultado.)

O qu... como você conseguiu derrotar? Por Ecaflip, isto é impossível!
Bom, assim quis o destino...
Eu menti sobre o anel pois não queria que todo mundo ficasse sabendo dos meus sentimentos por Inês Uípa. Eu ofereci a ela o anel quando confessei meus sentimentos, mas ela me pediu um tempo para pensar.
Isto já faz vários dias e até hoje ainda não tive uma resposta. Agora você entende por que fiquei chocado quando você disse que tinha encontrado o anel na Garganta Spargo?
Pronto, não posso lhe dizer mais nada.

Diálogo
  • Pergunte sobre o anel que Quentin Flush deu a ela.

Você sabe sobre o anel?
Eu o perdi alguns dias atrás e não consigo encontrá-lo em lugar algum. Talvez um Pingwinkle o tenha engolido, nunca se sabe...

  • Explique onde ele foi encontrado.

Eu... Eu realmente não sei. Talvez algum dos muitos aventureiros que vêm até aqui roubaram de mim. É a única explicação plausível que posso imaginar.

  • Perguntar como é o relacionamento entre ela e o Richard Cuteiro.

Geralmente não me junto com esse tipo de pessoa. Entre ele e José Bovey, bem, esta é a imagem que as pessoas fazem dos criadores de Frigostia... Esses dois são uns belos de uns hipócritas.

Diálogo
  • Perguntar como é o relacionamento entre o Richard Cuteiro e a Inês Uípa.

Essa Ecaflip não gosta muito dos criadores em geral, muito menos do Richard Cuteiro. Tudo isso porque ele pertence ao CCM, Comitê Contra os Miaws. Que desculpa esfarrapada...
Ela não é a única que não gosta muito dele. Na outra noite, por exemplo, durante uma noitada com mais bebida que o normal, o Richard e o Gormor brigaram e acabaram na cadeia. Eu não sei nem como tudo começou. Richard deve lembrar com aquela surra...

Etapa 4: Briga de bêbados[]

José Bovey relatou uma violenta discussão entre o Richard Cuteiro e o Gormor, o Mutilador, na taberna do Paraíso Frigostiano. Richard Cuteiro poderá lhe dar mais informações.
Diálogo
  • Perguntar por que ele se desentendeu com o Gormor.

Aquele porkasso gordo está com inveja do meu caso com o chefe dele, Bambelle. E mais, ele ainda me odeia por causa disto. Não é minha culpa se ele não consegue superar isto, mesmo que seja só um mal entendido.
Aliás, por que você quer saber disto? Você acha que ele poderia estar envolvido no meu sequestro?

Diálogo
  • Perguntar onde ele estava no dia em que o Richard Cuteiro foi sequestrado.

Eu estava trabalhando aqui como faço todo dia desde aquela maldita glaciação. O que você achou? Que eu estava tomando banho de sol nas Lágrimas de Uronigrido?

Diálogo
  • Verificar o álibi do Gormor.

Desde a glaciação, todo dia tem sido assim. É difícil saber quem fez o que e agora a nossa noção de tempo virou uma bagunça. E mais, Gormor está quase sempre longe, se livrando dos predadores que rondam o moinho. Pensando bem agora, Gormor ficou longe por três dias, o que é bem raro, e esses dias coincidem com o sequestro de Richard Cuteiro.

  • Pergunte se Gormor teve visitantes incomuns.

Houve um tempo em que a Inês Uípa costumava visitá-lo sempre. Era um pouco estranho porque ela geralmente não gostava muito dele. De qualquer modo, não durou muito e Gormor nunca mais a viu.
Não sei por que ela veio. É melhor perguntar ao próprio Gormor.

Diálogo
  • Perguntar por que ele se ausentou por três dias.

Eu estava trabalhando com Ken Tucky, um amigo. Se não acredita, pergunte a ele. E não vejo o que interessa a você da minha relação com a Inês Uípa.

Diálogo
  • Perguntar o que ele está fazendo com a Inês Uípa.

Estamos resolvendo um assunto e isso não é da sua conta.

Diálogo

Estou resolvendo um assunto com Ken Tucky, mas não é da sua conta.

  • Insistir.

Tenho outros assuntos mais urgentes para resolver. Eu não tenho tempo para conversar. Tchau.

  • Insistir novamente.
Diálogo
  • Perguntar onde ele estava no momento em que o Richard Cuteiro foi sequestrado.

Fui pegar uns peixes do lago congelado e pedi que Gormor fosse comigo. Clarisse Togata precisava de peixes frescos urgentemente.

Diálogo
  • Pergunte se Ken Tucky ou Gormor, o Mutilador, fizeram algum serviço para ela.

Sim, eu peço a ajuda deles em algumas raras ocasiões. E uma dessas ocasiões foi há alguns dias atrás.

Etapa 5: Um pequeno passo[]

Apenas os vizinhos de Clarisse Togata poderão confirmar suas declarações. Isso se você conseguir encontrar alguma testemunha, claro.
Fale com Gromeo Oatmenu em [-82,-43] ou [-74,-32].
Diálogo
  • Verificar o álibi da Clarisse Togata.

A peixaria ficou fechada por algumas horas naquele dia. Eu me lembro, pois não Clarisse Togata não costuma fazer isto. Mesmo quando não está trabalhando, ela mantém a loja aberta para que as pessoas a visitem. Outra coisa estranha é que a vovó Laisol teve que pedir ajuda com a mercearia no mesmo dia porque Ernest Lê também havia saído. Pelo menos foi isto que me contou a Gineta.

Diálogo
  • Fazer perguntas sobre a ausência do Ernest Lê.

O Ernest Lê tem muito orgulho do seu trabalho. Se fosse um Enutrof, teria ganhado uma fortuna.
A única vez que me pediu para cuidar da sua loja foi recentemente, porque precisava comprar algo urgente. Ele saiu com um enorme saco de batatas, mas voltou exausto e de mãos vazias. Ele não quis me dizer onde esteve, mas também não insisti muito.

Diálogo
  • Pergunte o que ele estava fazendo na hora do sequestro.

Eu saí para ajudar um amigo. O nome dele? Er..Eric... não, Ken. Ken Tucky!

  • Ameaçar arrebentar a cara dele.
  • Jogue com a culpa dele.
  • Coloque seus dois objetos para fora.
(Todas as respostas tem o mesmo resultado)

Você venceu. Vou contar tudo.
A Inês Uípa veio me ver um tempo atrás. Ela me pediu para ajudá-la a acabar com os problemas causados por Richard Cuteiro. Eu não topei no começo, mas ela insistiu e eu acabei aceitando. Clarisse Togata, Ken Tucky, Gormor e eu acertamos uma data quando sequestramos Richar Cuteiro e colocamos a culpa no YeCh'Ti. Apostamos que dessa maneira ninguém iria procurá-lo.
Eu fiz isto porque Richard Cuteiro estava me chantageando. Ele é quem faz os chouriços de Papamute que uso na minha pizza, e quando descobri que ele usava mistura de Papamute para alimentar os animais dele, quis cortar relações. Ele ameaçou tornar público o que fazia e isto arruinaria o meu negócio. O vilarejo é isolado e eu não poderia recomeçar em nenhum outro lugar. Então, tive de aceitar a detestável chantagem dele até a Inês Uípa me procurar e fazer aquela proposta.
Por favor, eu imploro, deixe meus amigos fora disto e eu não conto a ninguém.

Etapa 6: A verdade revelada[]

O Ernest Lê confessou seu envolvimento no sequestro do Richard Cuteiro. Você ainda precisa descobrir a motivação de seus cúmplices.
Diálogo
  • Pedir explicações sobre o sequestro do Richard Cuteiro.

Bom, como você já está sabendo, vou ser logo honesto. A venda das pizzas de chouriço de Papamute está afetando diretamente meu comércio de Pingwins. Me livrando do Richard Cuteiro, eu me livraria de um concorrente direto. É dura assim a lei de mercado.

Diálogo

Aquele saco de lixo é um membro bastante ativo dos TSBMPI. Livrar-se de uma pessoa para salvar uma espécie inteira é pura matemática. Não vejo qual o problema.

Diálogo

Você já sabe por que eu não gosto dele. Aquele miserável ficou se gabando da aventura que teve com a Bambela na frente de todos os clientes da taberna. Ele teve até a coragem de contar os detalhes, e foi isso que provocou a briga. Você devia tê-lo deixado na caverna.

Diálogo

Richard Cuteiro é desprezível. Você sabia que ele maltrata os Papamutes dele? Ele os obriga a comer carcaças de animais e peixes. Seus fornecedores principais eram Gormor, o Mutilador, e Clarisse Togata, mas nenhum dos dois sabia o que ele estava fazendo antes que eu contasse.
Papamutes são herbívoros, não carnívoros. Alimentá-los com mistura de animais é contra a natureza e trará consequências desastrosas ao longo do tempo.

Diálogo

Olá, amigo. Você descobriu quem me atacou?

  • Culpe os aventureiros de passagem.
Os amaknianos ainda estão contra nós, sem dúvidas. Meu sequestro foi só o começo, eles certamente irão atrás de outros frigostianos. É melhor eu avisar a nossa prefeita.
  • Denunciar os agressores.
Entendo. Aqueles hipócritas se bandearam para se livrarem de mim, mas eu fui mais esperto do que todos eles. Eu deveria ter uma conversinha com o nosso prefeito...
  • Acusar os loucos do Vilarejo Soterrado.
Eu deveria ter imaginado. Aqueles assassinos estão sempre atrás de um descuido para atacarem.
Ouça meu conselho, não se aventure além da Garganta Spargo. Jamais, não importa o que aconteça.
(Todas as respostas terão o mesmo resultado)
  • Fale sobre as acusações contra ele.

Já que você sabe de quase tudo, ao menos me deixe lhe dizer por que eu agi deste jeito.
Desde a glaciação, a comida para Papamutes está cada vez mais escassa e a pressão e a necessidade de encontrar uma solução para guardar mantimentos contra a fome só aumenta. Meus chouriços têm um gosto especial por causa da dieta especial do meu Papamute. Eu os alimento com uma mistura animal e uso métodos ecologicamente corretos que evitam o desperdício, permitindo aproveitar o que seria jogado fora.
Nem todo mundo tem a sorte de viver em um mundo onde há comida suficiente e variada. Era isto ou a morte. O que você teria feito no meu lugar?
Você merece esta recompensa, já que me procurou e me salvou, mas de algum modo não acho que tenha comprado o seu silêncio.

Recompensas[]

Sucessos relacionados[]

Advertisement