Wikia Dofus
Advertisement
Ankama logo

Criada por Anthony Roux, Camille Chafer e Emmanuel Darras em 2001, a Ankama se descreve como "um grupo de criação digital independente focado na indústria do entretenimento". Usando uma forte estratégia transmídia, a empresa é principalmente focada em videogames, publicações e animação, mas também em áreas como jogos de tabuleiro e produção de música. Além de seus produtos emblemáticos nas configurações Dofus e Wakfu (coletivamente, o Krosmoz), atua como produtor e distribuidor de várias outras franquias e criadores independentes.

História da Empresa[]

2001

    A Ankama Web, uma agência de comunicação interativa, é fundada por Anthony Roux, Camille Chafer e Emmanuel Darras. O nome da empresa vem das primeiras duas letras do nome de cada fundador: ANthony, (K) Amille e MAnu (um apelido comum para Emmanuel).

2003

    A equipe decide se afastar em jogos com a criação do grupo Ankama Games e o desenvolvimento de um jogo móvel chamado Moon, mas o projeto se transforma em Dofus MMORPG baseado em Flash.

2004

    Lançado em 2004, o Dofus é o primeiro MMORPG na França e ganha os prêmios Best Game e Public Choice no Festival Flash na França. Após 10 anos, permanece no top 5 MMOs mais jogados na Europa.

2005

    Criação de Ankama Éditions para a publicação de DOFUS Manga, que se tornou o mangá francês mais lido a partir de 2013. Esse sucesso é enfatizado pelo fato de que a Ankama Éditions foi criada em resposta a DOFUS sendo rejeitado por qualquer outra editora.

2007

    Ankama Animations é formada em 2007, e a curta animação Goultard le Barbare é criada e apresentada na Japan Expo.     Ankama Presse é formada e começa a publicação do Dofus Mag e IG Magazine.

2008

    Wakfu (série animada) assina na França 3 e continua a se tornar um dos produtos mais icônicos da Ankama. A partir de outubro de 2015, foi exibido em 17 idiomas e em mais de 100 territórios (incluindo a transmissão online da Netflix).     A primeira Convenção de Ankama é organizada, seguida de AC 2 e 3 no mesmo ano. Esses eventos populares são usados ​​para mostrar os novos e futuros lançamentos e conteúdos do jogo, ao mesmo tempo em que dão a comunidade a oportunidade de se encontrar na vida real e participarem de concursos, cosplay, autógrafos, etc. Os anos seguintes veem convenções adicionais e eventos similares, além da presença da Ankama em eventos convencionais.

2009

    Lançamento do Wakfu TCG, o jogo de cartas colecionáveis ​​da Ankama. Este é o seu maior projeto de jogo físico na época, com várias expansões liberando ao longo de alguns anos, jogadas organizadas e campeonatos. Será encerrado em 2011, sem ter atingido a rentabilidade.     O estúdio de Ankama Japão é fundado em Tóquio.

2012

    A franquia Krosmaster é revelada, proporcionando uma nova cena para o jogo organizado após o final do Wakfu TCG e preenchendo o nicho de jogo tático jogador contra jogador que o Dofus Arena já havia alvejado. Abrangendo jogos online e vários formatos de mesa, o jogo ganha popularidade constantemente dentro do país e fora. Disponível em vários idiomas, ele ainda ganha notoriedade na América do Norte, onde é distribuído pela Japanime Games.

2013

    A série animada Dofus: Kerub's Bazaar é transmitida pela TV francesa, seguida por alguns outros países europeus. Isso marca o surgimento de Joris como um novo personagem que liga as eras Dofus e Wakfu através da mídia, um papel previamente preenchido por Goultard.(Trocar Goultard por Joris é uma piada)

2014

    A empresa lança uma campanha de crowdfunding Kickstarter para apoiar a duplicação de Wakfu em inglês e ajudar a empresa a localizar emissoras no exterior. Mais de 5.000 apoiantes contribuem, superando o objetivo várias vezes (arrecadando mais de US $ 480.000 CAD) e permitindo a duplicação de ambas as estações, incluindo o Mini-Wakfu, e todos os episódios especiais e OVAs exceto Goultard le Barbare. Isso leva ao show fazendo o caminho para Netflix e sendo transmitido pela televisão australiana.

2016

    Pela primeira vez, Ankama entra nos cinemas com seu primeiro longa-metragem, Dofus Book I: Julith. Ocorrendo alguns anos depois do Kerub's Bazaar, dá o centro do palco a Joris e aprofunda suas origens.    

TABELA-0

Advertisement